Tendência do Alto Padrão para 2025
- josebissesto5
- 8 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jun.

Prédios-butique residenciais, condomínios de casas na capital e no interior, empreendimentos “collabs” com marcas internacionais, apartamentos com plantas mais eficientes e imóveis para locação são as principais apostas do mercado imobiliário paulista de alto padrão para 2025.
Esses produtos, em geral, registraram performance superior em 2024, e a perspectiva é que continuem em destaque na capital paulista ao longo deste ano que se inicia. Especialistas do setor, Cyro Naufel, diretor de Relações com Investidores da Lopes, e Marcello Romero, CEO da Bossa Nova Sotheby’s, analisam essas tendências.
Com uma ou duas suítes, poucas unidades por empreendimento e arquitetura ousada, os prédios-butique têm forte apelo no mercado, pois ocupam terrenos pequenos em ótimas localizações e atraem a quem busca moradia, ponto de apoio na cidade ou rentabilidade.
“Eles seguirão como protagonistas na capital. A cidade tem 55 mil imóveis em estoque, 81% deles com até 65 metros quadrados, o que engloba esse tipo de projeto”, diz Naufel. Para ele, essa oferta significativa traz a reboque uma necessidade de o incorporador fazer análise criteriosa de localização e qualidade da infraestrutura antes de lançar um empreendimento.
Uma mudança em curso detectada pelos especialistas é a adequação das plantas dos imóveis para a nova realidade das famílias, cada vez menores, e a demanda por conforto. Uma safra de apartamentos com metragens intermediárias, entre 120 e 200 metros quadrados, tem chegado ao mercado, trazendo como diferencial plantas mais eficientes.
“As unidades novas têm uma quantidade menor de ambientes, deixando espaço para o que realmente importa. É melhor ter três suítes confortáveis, por exemplo, do que quatro apertadas”, avalia Romero.
Por fim, os projetos realizados em parceria com marcas de luxo seguirão em destaque no ano que começa. “É algo que gera desejo nos clientes”, explica o CEO da Bossa Nova. Entretanto, ele alerta para a necessidade de toda a cadeia de desenvolvimento do produto estar afinada com o conceito de luxo imobiliário. “Investidor, construtor e vendedores precisam entender o que é o Alto Padrão.
O empreendimento “collab” mais recente anunciado na cidade é o Vista Cyrela Furnished by Armani/Casa, próximo ao Jockey Club da capital. Com torres de 206 metros de altura, apartamentos de 350 a 520 metros quadrados e coberturas com até 850 metros, o condomínio terá áreas comuns decoradas pela maison italiana de design.
Fonte: Valor Globo - Por Imóveis de Valor - 10/01/2025








Comentários